domingo, 24 de fevereiro de 2013

Cursos a distância superam os presenciais em todos os indicadores de qualidade do e-MEC


Cursos a distância superam os presenciais em todos os indicadores de qualidade do e-MEC

Tanto no conceito de curso (inclusive no preliminar) quanto no Enade, cursos a distância conseguem percentual superior de aprovação na comparação com presenciais, segundo base de dados e-MEC
21/02/2013
Da revista Ache Seu Curso

A base de dados e-MEC, que reúne instituições de ensino e cursos de graduação com suas respectivas notas nos indicadores de qualidade utilizados pelo Ministério de Educação (MEC), aponta que, percentualmente, os cursos de educação a distância estão ligeiramente melhor conceituados do que os cursos presenciais em todos os indicadores.

O e-MEC reúne as notas nos indicadores do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o conhecimento dos estudantes; do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é composto a partir dos resultados do Enade e por fatores que consideram a titulação dos professores, o percentual de docentes que cumprem regime parcial ou integral (não horistas), recursos didático-pedagógicos, infraestrutura e instalações físicas; e, por fim, as notas do Conceito de Curso (CC), composto a partir da avaliação in loco do curso pelo MEC, e que pode confirmar ou modificar o CPC.
  Veja os resultados da pesquisa na tabela abaixo:
Notas dos cursos presenciais e a distância

Cursos de EAD
Cursos Presenciais
NOTA
CC
%
CPC
%
ENADE
%
CC
%
CPC
%
ENADE
%
5
07
14,58
07
2,91
15
4,5
2.232
14
400
2,3
1.310
6,15
4
30
62,5
60
25
69
20,9
7.275
45,6
3.911
22,8
4.419
20,7
3
11
22,9
134
55,8
149
45,1
6.076
38,1
8.656
50,5
9.028
42,3
2
--
--
39
16,25
95
28,7
323
2
4.024
23,5
5.560
26,1
1
--
--
--
--
02
0,6
25
0,1
121
0,7
982
4,6













1 a 5
48
100
240
100
330
100
15.931
100
17.112
100
21.299
100













3 a 5

100

83,7

70,5

97,7

75,6

69,15
FONTE: e-MEC (http://emec.mec.gov.br/). Coleta de dados realizada em 20/02/2013 pela revista Ache Seu Curso a Distância, e pela pesquisadora Márcia Figueiredo (CBM e ABED).

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